Pular para o conteúdo principal

O meu primo louco e a psicofobia






Minha convivência com as perturbações psicológicas vem do tempo em que com 15 anos gostava de dizer pra mim mesma que era esquizofrênica.Além de achar bonita a palavra era assim que me sentia.
Um turbilhão de emoções...
desencontradas e pequena para abarcar tantas idéias e vontades. Sentia muitas pessoas dentro de mim  como se possuisse  duas ou mais personalidades, o que me deixava paralisada muitas vezes. A poesia que eu via na esquizofrênia me fazia ver nesse grave distúrbio psicológico apenas uma forma de expressão artística e pensava no poeta luso Fernando Pessoa que inventava personagens para si próprio. Me fixava em alguns personagens de rua, como um mendigo que para mim adolescente tinha ares de Rimbaud, cabelos crespos revoltos, miscigenado, traços de indígena com espanhol. Ele batia na nossa casa e eu dava conversa, para desespero de meu pai. Pelo que me lembro ele era meio louco. Mais tarde já com 18 anos entrei sem querer e sem saber na esquizofrênia que começava a se manifestar em um primo meu. Hóspede em sua casa para fazer o vestibular na cidade conversava muito com ele e não sei até que ponto as drogas que ele usava, a maconha e até o LSD, pois chegou a me oferecer o minúsculo comprimidinho no fundo da palma de sua mão, produziam suas fantasias ou eram apenas uma vestimenta para elas. É claro que recusei, educadamente. Ele me contava sobre um menino que via com uma bola em frente a uma casa todos os dias e como depois esse mesmo menino havia sumido. Na época  acreditei mas depois vi que  a alucinação já era produto de sua doença mental. Não entro em detalhes de como depois ele começou a surtar entrando de vez para o mundo dos loucos. Hoje vejo no jornal que querem criminalizar o preconceito contra pessoas com transtornos mentais caracterizando um movimento chamado de psicofobia assim como a  homofobia.Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria que lidera a campanha contra a psicofobia é comum  o uso da expressão "esquizofrênico causa acidente" e nunca "diabético causa acidente"  caracterizando o preconceito. Assim como tantas outras atitudes que discriminam os chamados "loucos". Alguns "loucos" entraram para a história como o mendigo carioca Gentileza, o pintor Van Gogh e tantos outros. Mas até chegarem lá penaram um tanto exatamente por serem "loucos".Quantos malucos estão por ai sem produzirem sequer uma linha que traduza seus devaneios, sem pincelarem um traço que conduza ao seu mundo de fantasia. Jogados em asilos ou como o meu primo, rejeitado pelos pais que apenas por culpa o mantém em uma clínica despreparada para tratá-lo. Como se estivesse morto para a vida. Talvez se aprovada essa lei possa favorecer a que se trate esses "perturbados" com o respeito que merecem e que possam contribuir com trabalho e energia ao invés de serem isolados do convívio humano como párias. 

Postagens mais visitadas deste blog

O CAMINHO DO MEDO

Deixava-se inundar pela angústia como uma roupa usada a qual se agarrava para não alcançar a felicidade. Sempre achara que não merecia ser feliz. Não conseguia sentir-se em casa naquela lugar. Sentia-se uma intrusa no meio daquelas pessoas, quase uma criminosa. Tinha sido nesse tempo que morara ali,  frágil,  envolvendo-se em conflitos com moradores da casa. C asa  acolhedora, bonita, em o a uma vila arborizada, tranquila. Poderia ter sido feliz ali, mas não. Será que ainda seria tempo A imagem que criara a incomodava,  de uma mulher quebrada financeiramente, com parentes viciados em drogas. Esquisita, desiquilibrada. Problemas no aluguel havia tido.  Precisaria ganhar mais dinheiro para sair. Mas a  depressão ia minando as iniciativas que poderiam ser tomadas para ter mais sucesso profissional. A tristeza por ver-se menos bela e desejada. Então castigava-se.  Já não suportava ficar sózinha. Questionava-se se aquilo seria produto dos seus medos, um cansaço de si. Suportar-se era o gran

Jogou fora os remédios

Nesse dia jogou fora o Rivotril na pia espirrando seu conteúdo no ralo, como uma bisnaga. O líquido viscoso com gosto bom, levemente adocicado que havia acompanhado seus dias durante uma década. Durante dois anos tentou livrar-se muito lentamente do benzoazepínico pois havia chegado ao número de 37 gotas,  equivalente a 4 comprimidos de 2mg . Tomava à noite para dormir  seis horas reconfortantes de sono. Depois de tanto sacrifício teve as recaídas. Ia buscar no posto médico um tubinho, tirava o rótulo. Por três vezes pegou o remédio para depois jogar fora.   Tinha  medo da angústia que ainda  acompanhava sua rotina. Foram várias recaídas, pingava na palma da mão  3, 4 , até 5 gotas em dias perversos. Sempre quando acordava no meio da noite cheia de medo do presente. Sabia que se ficasse com ele novamente não poderia mais seguir como planejara. Firme , enfrentando pensamentos sombrios que tornavam sua mente um lugar insuportável de estar. Nesse dia acordou sentindo no corpo uma triste

Urgência de viver

  Era uma urgência de viver tão grande que não lhe permitia pensar. Era um vozerio de tanta gente em sua cabeça que não lhe permitia gostar das pessoas. Em alguns momentos até gostava, como do filho. Um amor dolorido por que de precisar . Precisar tanto que já não servia para nada. Se buscava nos espelhos, se refazia nos olhares que lançava as pessoas na rua. Quem eram aqueles seres costas recurvadas que tanto lhe apavoravam.? Estaria ficando louca talvez. Mas não tinha certeza. O que sabia era que precisava fazer. Agir. Ter coragem de se olhar no espelho e gostar de si mesma. Por que foram tantos erros que deixara de gostar.