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Quem foi Laban?

No curso de Teatro uma das coisas fundamentais é estar com o corpo preparado para tomar e assumir várias caras e formas.Nas aulas de corpo ministradas pelo Professora Janaína Braga tivemos acesso as teorias de Laban.Foi um coreógrafo que revolucionou com sua teoria o mundo da dança e por consequência o do Teatro que utiliza o movimento como ação conjunta a fala e expressão.
Criou vários centros de pesquisa buscando o retorno aos movimentos naturais na sua espontaneidade e riqueza, e na plena vivência consciente de cada um deles, a acarretar um desenvolvimento amplo e profundo em quem o pratica.
Desenvolveu uma notação de movimento conhecido como “Labanotation”.
Bailarino, autor de várias coreografias famosas, renovador da dança e de seu enfoque teatral. Trabalhou com grupos profissionais de onde saíram os mais importantes nomes da dança expressiva européia.
Sua pesquisa e metodologia sobre o uso do movimento humano,  são hoje base para uma melhor compreensão do homem por meio do movimento, modernamente utilizada nos mais diversos ramos da arte e da ciência; dança, teatro, educação, trabalho, psicologia, antropologia, etc.

Rudolf Von Laban nasceu na Bratislava,então pertencente a Hungria, em 1879.


O final do sec XIX e início do sec XX viu surgir,sob a ilusão modernista de que haveria uma linguagem absoluta e científica para acesso à realidade, "sistemas objetivos" de criação e atuação desenvolvidos por teóricos do teatro como Delsarte, Stanislavsky e Meyerhold.
Simultaneamente, talvez sob a influência das descobertas psicanalíticas de Freud, Antonin Artaud e os expressionistas alemães que desenvolviam metáforas e linguagens de representação que faziam da subjetividade do ator a fonte da verdade. 
Um dos problemas advindos dessa divisão é que o raciocínio, conexões lógicas e conceitualizaçôes ficaram alinhados como operações “mentais”, “científicas”, enquanto intuição, percepção, imaginação e sentimento passaram a ser domínio “do corpo”.
Neste contexto, Rudolf Laban aparece como precursor do pensamento de refletir sobre a dança sistematizando um método de análise do movimento e atuando em esferas públicas de educação, saúde e produção industrial que o colocam à frente do seu tempo. As teorias de movimento do pesquisador, artista plástico e coreógrafo Laban desenvolvidas na Alemanha na primeira parte do sec XX, poderiam então ser vistas como uma terceira via de entendimento, como uma sobreposição das abordagens objetivas e subjetivas, entre as teorias e práticas de atuação e também entre as discussões metateóricas.
Em seu complexo sistema de movimento,posteriormente denominado Análise Laban de Movimento ou Sistema Laban, as linguagens de representação comportamental e cenica se reúnem sob a hegemonia do “movimento” , decupado até o seu elemento mais simples, correspondente ao fonema, e articulado até suas harmonias mais complexas, organizado em uma linguagem e simbologia próprias estruturadas à semelhança de uma partitura musical.
Ao problematizar a visão da psicologia, que via o corpo como um instrumento controlado pela mente, o discurso de Laban era também precursor das teorias de “ressurreição do corpo”, atuantes na segunda metade do século XX, que iriam afirmar a centralidade do corpo e a primazia da experiência vivida na constituição do sentido.
Portanto é inegável que as teorias de Laban sobre espaço e dinâmicas do movimento, bem como seu sistema de notação, vêm fornecendo às artes cênicas e principalmente à dança moderna do século XX , uma via relevante e estimulante para explorações sobre a natureza simbólica do movimento, assim como para a representação e reconstrução de memórias corporais e história social.
A forma de dança-teatro alemã tanztheater foi inicialmente desenvolvida por Rudolf Laban nas primeiras décadas do século XX. Desde seu surgimento propôem a ruptura do binários dança/teatro, corpo/mente,movimento/texto.O sistema Laban promove um contínuo diálogo.Ao invés de oposição entre movimento e palavra,corpo e mente.
 Pode ser utilizado tanto para o movimento corporal quanto para a leitura dramática de textos. Assim sendo, um som pode ser horizontal, leve , desacelerado e expansivo. As palavras e o texto como um todo podem ganhar diferentes fraseados, rítmos, acentos,etc.Através desta o ator explora o sincronismo, a oposição e a independência entre expressão gestual e verbal e a relação destas com seu ambiente, entre outros atores e objetos em cena, mapeando seus personagens de forma mais clara e flexível uma vez que o sistema concede uma estrutura bem definida porém aberta para a improvisação.
Para descrever e discutir o corpo é necessária uma linguagem dinâmica, na qual binárias oposições alternam-se em constante e recíproca transformação. Tal dinâmica pode ser representada pela figura geométrica do Anel de Moebios e criada a partir da junção das duas extremidades invertidas de uma banda, cujas faces passam a ser simultaneamente internas e externas. No sistema Laban esta figura do oito  ou do infinito é fundamental na interrelação de conceitos, bem como símbolo na própria notação de movimento. Os conceitos de Laban, muitas vezes interpretados como dualidades opostas dialogam nessa figura tridimensional que elimina a oposição e instala uma continuidade gradativa em constante transição, como é o movimento humano.

CORPO
Fundamentos
                       ESFORÇO
 “Quando tomamos consciência de que o movimento é a essência da vida e que toda forma de expressão (seja falar, escrever, cantar, pintar ou dançar) utiliza o movimento como veículo, vemos quão importante é entender esta expressão externa da energia vital interior.” Laban
Esta expressão “externa” é o “esforço”, o qual emerge de impulsos, desejos, intenções, estados de espírito e pressões “internas”. Ele se manifesta pelo movimento visível do corpo, mas o movimento, segundo Laban, já está acontecendo “dentro” do corpo. Ao se tornar visível a olho nu, o esforço se apresenta munido de características naturais como FLUÊNCIA, ESPAÇO, PESO E TEMPO. Estes elementos do esforço são os FATORES do movimento.

                 FLUÊNCIA
Este é o primeiro elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. As qualidades do elemento de esforço são livre e/ou contida (libertada  ou controlada).Assim, um bebê é apenas fluência.É claro que ele tem um peso, ocupa um espaço,existe no tempo. No entanto , estes fatores não são dominados como experiência ainda. A atitude relacionada à fluência é a precisão do movimento e afeta o sentimento deste. A  fluência é a emoção do movimento.Exemplo:Os movimentos para dentro são mais fáceis de serem experenciados com a fluência controlada, demonstram contenção, retração ao mundo externo,recolhimento em si.

               ESPAÇO 
É o segundo elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. As qualidades do fator espaço são direta(um único foco no espaço, o corpo ou partes dele dirigem-se para um só ponto espacial)e/ou indireto(multifoco).Por volta do terceiro mes de vida o ser humano já tem seus órgãos perceptivos mais desenvolvidos e realiza esforço para focalizar sua mãe e objetos a sua volta. Por intermédio dessa focalização e a consequente locomoção para esses objetos ou pessoas, começa a se revelar o elemento espaço. A atitude relacionada com o espaço é a atenção e afeta o foco do movimento. O espaço informa o onde do movimento. A tarefa do fator espaço é a comunicação. Exemplo: movimentos flexíveis demonstram menos rigidez e atenção multifocada e movimentos diretos mostram resistência, objetividade , convencionalismo.

                 PESO 
 É o terceiro elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. Suas qualidades são leve e/ou pesada. Este fator significa a conquista da verticalidade. É  notável a força de vontade nesta etapa de desenvolvimento. A tarefa do fator peso é a assertividade.Ela dá estabilidade á pessoa e segurança. A atitude relacionada com o peso é a intenção e afeta a sensação e a percepção do movimento. Este fator ajuda muito a aguçar a percepção corporal de si e dos outros e a distribuir melhor o peso no centro de leveza (região escapular) e no centro de gravidade (região pélvica).Observe como há pessoas com excesso de tensão nos ombros e tórax ,a medida que o quadril e o abdome ficam totalmente largados e os pés sem firmeza.

                     TEMPO 
 É o quarto e último elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. Suas qualidades são rápido e/ou lento. A tarefa do fator tempo é a operacionalidade. Treinar e lidar com este fator denota maturidade, a pessoa decide sobre o tempo.A atitude relacionada com o tempo é a decisão, e afeta a intuição e a execução do movimento.O tempo informa sobre o quando do movimento.



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