No curso de Teatro uma das coisas fundamentais é estar com o corpo preparado para tomar e assumir várias caras e formas.Nas aulas de corpo ministradas pelo Professora Janaína Braga tivemos acesso as teorias de Laban.Foi um coreógrafo que revolucionou com sua teoria o mundo da dança e por consequência o do Teatro que utiliza o movimento como ação conjunta a fala e expressão.
Criou vários centros de pesquisa buscando o retorno aos movimentos
naturais na sua espontaneidade e riqueza, e na plena vivência consciente
de cada um deles, a acarretar um desenvolvimento amplo e profundo em
quem o pratica.
Desenvolveu uma notação de movimento conhecido como “Labanotation”.
Bailarino, autor de várias coreografias famosas, renovador da
dança e de seu enfoque teatral. Trabalhou com grupos profissionais de
onde saíram os mais importantes nomes da dança expressiva européia.
Sua pesquisa e metodologia sobre o uso do movimento humano, são hoje base para uma melhor compreensão do
homem por meio do movimento, modernamente utilizada nos mais diversos
ramos da arte e da ciência; dança, teatro, educação, trabalho,
psicologia, antropologia, etc.
Rudolf Von Laban nasceu na Bratislava,então pertencente a Hungria, em
1879.
O final do sec XIX e início do sec XX viu surgir,sob a ilusão modernista
de que haveria uma linguagem absoluta e científica para acesso à realidade,
"sistemas objetivos" de criação e atuação desenvolvidos por teóricos
do teatro como Delsarte, Stanislavsky e Meyerhold.
Simultaneamente, talvez sob a influência das descobertas psicanalíticas
de Freud, Antonin Artaud e os expressionistas alemães que desenvolviam metáforas e
linguagens de representação que faziam da subjetividade do ator a fonte da
verdade.
Um dos problemas advindos dessa divisão é que o raciocínio, conexões lógicas e conceitualizaçôes ficaram alinhados como operações “mentais”, “científicas”, enquanto intuição, percepção, imaginação e sentimento passaram a ser domínio “do corpo”.
Um dos problemas advindos dessa divisão é que o raciocínio, conexões lógicas e conceitualizaçôes ficaram alinhados como operações “mentais”, “científicas”, enquanto intuição, percepção, imaginação e sentimento passaram a ser domínio “do corpo”.
Neste contexto, Rudolf Laban aparece como precursor do pensamento de
refletir sobre a dança sistematizando um método de análise do movimento e
atuando em esferas públicas de educação, saúde e produção industrial que o
colocam à frente do seu tempo. As teorias de movimento do pesquisador, artista
plástico e coreógrafo Laban desenvolvidas na Alemanha na primeira parte do sec
XX, poderiam então ser vistas como uma terceira via de entendimento, como uma
sobreposição das abordagens objetivas e subjetivas, entre as teorias e práticas
de atuação e também entre as discussões metateóricas.
Em seu complexo sistema de movimento,posteriormente denominado Análise
Laban de Movimento ou Sistema Laban, as linguagens de representação
comportamental e cenica se reúnem sob a hegemonia do “movimento” , decupado até
o seu elemento mais simples, correspondente ao fonema, e articulado até suas
harmonias mais complexas, organizado em uma linguagem e simbologia próprias
estruturadas à semelhança de uma partitura musical.
Ao problematizar a visão da psicologia, que via o corpo como um
instrumento controlado pela mente, o discurso de Laban era também precursor das
teorias de “ressurreição do corpo”, atuantes na segunda metade do século XX,
que iriam afirmar a centralidade do corpo e a primazia da experiência vivida na
constituição do sentido.
Portanto é inegável que as teorias de Laban sobre espaço e dinâmicas do
movimento, bem como seu sistema de notação, vêm fornecendo às artes cênicas e
principalmente à dança moderna do século XX , uma via relevante e estimulante
para explorações sobre a natureza simbólica do movimento, assim como para a
representação e reconstrução de memórias corporais e história social.
A forma de dança-teatro alemã tanztheater foi inicialmente desenvolvida
por Rudolf Laban nas primeiras décadas do século XX. Desde seu surgimento
propôem a ruptura do binários dança/teatro, corpo/mente,movimento/texto.O
sistema Laban promove um contínuo diálogo.Ao invés de oposição entre movimento
e palavra,corpo e mente.
Pode ser utilizado tanto para o
movimento corporal quanto para a leitura dramática de textos. Assim sendo, um
som pode ser horizontal, leve , desacelerado e expansivo. As palavras e o texto
como um todo podem ganhar diferentes fraseados, rítmos, acentos,etc.Através
desta o ator explora o sincronismo, a oposição e a independência entre
expressão gestual e verbal e a relação destas com seu ambiente, entre outros
atores e objetos em cena, mapeando seus personagens de forma mais clara e
flexível uma vez que o sistema concede uma estrutura bem definida porém aberta
para a improvisação.
Para descrever e discutir o corpo é necessária uma linguagem dinâmica,
na qual binárias oposições alternam-se em constante e recíproca transformação.
Tal dinâmica pode ser representada pela figura geométrica do Anel de Moebios e
criada a partir da junção das duas extremidades invertidas de uma banda, cujas
faces passam a ser simultaneamente internas e externas. No sistema Laban esta
figura do oito ou do infinito é
fundamental na interrelação de conceitos, bem como símbolo na própria notação
de movimento. Os conceitos de Laban, muitas vezes interpretados como dualidades
opostas dialogam nessa figura tridimensional que elimina a oposição e instala
uma continuidade gradativa em constante transição, como é o movimento humano.
CORPO
Fundamentos
ESFORÇO
“Quando tomamos consciência de que o
movimento é a essência da vida e que toda forma de expressão (seja falar,
escrever, cantar, pintar ou dançar) utiliza o movimento como veículo, vemos
quão importante é entender esta expressão externa da energia vital interior.” Laban
Esta expressão “externa” é o “esforço”, o qual emerge de impulsos,
desejos, intenções, estados de espírito e pressões “internas”. Ele se manifesta
pelo movimento visível do corpo, mas o movimento, segundo Laban, já está
acontecendo “dentro” do corpo. Ao se tornar visível a olho nu, o esforço se
apresenta munido de características naturais como FLUÊNCIA, ESPAÇO, PESO E
TEMPO. Estes elementos do esforço são os FATORES do movimento.
FLUÊNCIA
Este é o primeiro elemento a surgir no
desenvolvimento da pessoa. As qualidades do elemento de esforço são livre e/ou
contida (libertada ou controlada).Assim,
um bebê é apenas fluência.É claro que ele tem um peso, ocupa um espaço,existe
no tempo. No entanto , estes fatores não são dominados como experiência ainda.
A atitude relacionada à fluência é a precisão do movimento e afeta o sentimento
deste. A fluência é a emoção do
movimento.Exemplo:Os movimentos para dentro são mais fáceis de serem
experenciados com a fluência controlada, demonstram contenção, retração ao mundo
externo,recolhimento em si.
ESPAÇO
É o segundo
elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. As qualidades do fator espaço
são direta(um único foco no espaço, o corpo ou partes dele dirigem-se para um
só ponto espacial)e/ou indireto(multifoco).Por volta do terceiro mes de vida o
ser humano já tem seus órgãos perceptivos mais desenvolvidos e realiza esforço
para focalizar sua mãe e objetos a sua volta. Por intermédio dessa focalização
e a consequente locomoção para esses objetos ou pessoas, começa a se revelar o
elemento espaço. A atitude relacionada com o espaço é a atenção e afeta o foco
do movimento. O espaço informa o onde do movimento. A tarefa do fator espaço é
a comunicação. Exemplo: movimentos flexíveis demonstram menos rigidez e atenção
multifocada e movimentos diretos mostram resistência, objetividade ,
convencionalismo.
PESO
É o terceiro
elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. Suas qualidades são leve e/ou
pesada. Este fator significa a conquista da verticalidade. É notável a força de vontade nesta etapa de
desenvolvimento. A tarefa do fator peso é a assertividade.Ela dá estabilidade á
pessoa e segurança. A atitude relacionada com o peso é a intenção e afeta a
sensação e a percepção do movimento. Este fator ajuda muito a aguçar a percepção
corporal de si e dos outros e a distribuir melhor o peso no centro de leveza
(região escapular) e no centro de gravidade (região pélvica).Observe como há
pessoas com excesso de tensão nos ombros e tórax ,a medida que o quadril e o
abdome ficam totalmente largados e os pés sem firmeza.
TEMPO
É o quarto e
último elemento a surgir no desenvolvimento da pessoa. Suas qualidades são
rápido e/ou lento. A tarefa do fator tempo é a operacionalidade. Treinar e
lidar com este fator denota maturidade, a pessoa decide sobre o tempo.A atitude
relacionada com o tempo é a decisão, e afeta a intuição e a execução do
movimento.O tempo informa sobre o quando do movimento.